Marcas na História

O projeto “Marcas na História” aparece da necessidade de reforçar o papel das Bibliotecas Escolares e Municipais, na dinamização de projetos cada vez mais agregadores, entre os Agrupamentos de Escolas, Bibliotecas Municipais e a comunidade em geral, em articulação com outros parceiros, nomeadamente empresas, associações e instituições públicas e privadas. Assim, este projeto surgiu de uma ação conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Centro de Informação Europe Direct Oeste e Lezíria do Tejo e da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), à qual se juntam os concelhos de Entroncamento e Torres Novas.

Foi eleito o tema “Marcas na História” por ser abrangente e por poder ser fragmentado em subtemas que permitem um contacto com tradições, monumentos e personalidades do mundo local ao mundo europeu, através de ambientes de aprendizagem e de convívio capazes de desenvolver competências em diversas literacias e áreas curriculares, dentro e fora da escola.

Procura-se através deste projeto, também, trabalhar a inclusão, porque ela é a luta pelo direito de todos às mesmas oportunidades de aprendizagem através da ligação entre saberes, culturas, artes, tecnologias, linguagens e das literacias que as suportam.

Este projeto está estruturado para ser implementado ao longo de dois anos, sendo o primeiro ano dedicado à leitura da imagem e daí ter nascido a atividade “Maratona Fotográfica”, na qual estão convidados a participar toda a comunidade escolar e cidadãos em geral, a “Fotografar o nosso Património Religioso”, durante 24 horas, em 13 municípios do distrito de Santarém.

Este desafio prende-se com o objetivo de colocar em destaque o património religioso dos concelhos convidados a participar no projeto, valorizando deste modo o envolvimento, o interesse e empenho e a criatividade dos participantes.

O público alvo é a Comunidade Escolar dos Agrupamentos de Escolas pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo; os Agrupamentos de Escolas de Torres Novas e Entroncamento, pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Comunidade local, já fora do sistema de ensino, dos concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Para participar nesta atividade, os interessados deverão consultar todas as informações disponíveis no blog e proceder à inscrição através do link, até ao dia 15 de novembro.

Relativamente aos prémios, na fase concelhia, estes serão atribuídos pelos concelhos participantes, aos três primeiros lugares de cada escalão:
• 1.º escalão: alunos do 1.º e 2.º ciclo do Ensino básico
• 2.º escalão: alunos do 3.º ciclo e secundário
• 3.º escalão: alunos universitários e adultos em geral

Na fase intermunicipal, com o patrocínio da FUJIFILM será premiado o 1º lugar de cada escalão, selecionado entre os primeiros lugares, vindos da fase concelhia:
• 1.º escalão – Câmara digital Fujifilm Instax Mini 9 (valor aproximado de 100€)
• 2.º escalão – Câmara digital Fujifilm XF10 Black (valor aproximado de 450€)
• 3.º escalão –– Câmara digital Fujifilm X-T100 Black + XC15-45mm F35-5.6 OIS PZ (valor aproximado de 600€).

Os prémios serão entregues no dia 23 de abril de 2020, Dia Mundial do Livro! Numa cerimónia a realizar em simultâneo em todos os municípios, serão anunciados e entregues os prémios aos vencedores de cada concelho e da fase intermunicipal.

Que esta atividade seja uma verdadeira festa da fotografia, um momento de encontros e reencontros, porque como alguém disse, “Fotografar é (…) uma forma de viver!”.

Acompanhe no facebook!

Para mais informações consulte os documentos em anexo.

Mais nesta categoria: « Ruy Belo - Autor do Mês

Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior