Apresentação da Rede

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior - RBCRM - define-se como estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando potenciar o desenvolvimento da ligação entre a autarquia, as escolas e outras instituições locais com bibliotecas.

A RBCRM pretende fomentar a partilha de experiências de interesse pedagógico, a animação e promoção do livro e da leitura, o tratamento documental, e a integração das tecnologias da informação na gestão e partilha de recursos.

A génese da RBCRM remonta ao ano 2009 com a realização das primeiras reuniões entre a Biblioteca Municipal e os professores bibliotecários das várias bibliotecas escolares do concelho de Rio Maior.

No ano 2012 foi aprovado um Manual de Procedimentos que visando a uniformização dos procedimentos técnicos de tratamento documental.

Em  julho de 2013, foi assinado o Protocolo de Cooperação que estabeleceu a RBCRM.

A partir de 2012/2013, a RBCRM, iniciou a planificação conjunta de atividades, tendo elaborado o seu primeiro Plano Anual de Atividades.

Atualmente integram a RNCRM a Câmara Municipal de Rio Maior, o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, a Escola Profissional de Rio Maior, a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira e o Instituto Politécnico de Santarém.

Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior
Biblioteca Municipal de Rio Maior