A Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior - RBCRM- define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando potencializar o incremento da ligação destas com a autarquia, as escolas e outras instituições locais.
Esta estrutura pretende fomentar a partilha de experiências de interesse pedagógico, a animação e promoção do livro, da leitura e outras literacias, o tratamento documental e a integração das tecnologias da informação na gestão e partilha de recursos.
A génese da RBCRM remonta ao ano 2009, com a realização das primeiras reuniões entre a Biblioteca Municipal e os professores bibliotecários das várias bibliotecas escolares do concelho de Rio Maior.
No ano 2012, visando a uniformização dos procedimentos técnicos de tratamento documental, foi aprovado um Manual de Procedimentos, que tem servido de referência ao trabalho desenvolvido nas diversas bibliotecas do concelho.
Em julho de 2013, foi assinado o Protocolo de Cooperação que estabeleceu a RBCRM.
A partir do ano letivo de 2012/2013, a RBCRM iniciou a planificação colaborativa de atividades, tendo elaborado o primeiro Plano Anual de Atividades em conjunto.
Em 2018, resultado da junção das bases de dados das várias bibliotecas do concelho. procedeu-se ao lançamento do portal digital da RBCRM e à disponibilização do catálogo coletivo da rede.
Atualmente, a RBCRM integra a Biblioteca Municipal de Rio Maior, o Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, o Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, a Escola Profissional de Rio Maior, a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira e a Escola Superior de Desporto de Rio Maior.