JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 340

Biblioteca da Escola Secundária, uma biblioteca de todos e para todos

Desde a sua constituição, a Biblioteca da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira tem sofrido muitas alterações, tanto no que se refere ao espaço como ao papel que tem assumido no seio da comunidade que serve, constituída por um público bastante heterogéneo.

Situada estrategicamente no Learning Street, que abrange as áreas sociais e de convívio da escola, a BE (biblioteca escolar) disponibiliza uma coleção com existência física, em estantes abertas e de livre acesso, numa sala ampla, muito agradável e alegre, subdividida em várias zonas de trabalho, porém começa também a disponibilizar recursos não tangíveis. Assim, a coleção da BE é constituída pelos diversos tipos de recursos em suporte tradicional e digital, que procuram satisfazer as necessidades de informação dos seus utilizadores reais e potenciais. Esses recursos encontram-se devidamente registados, organizados e catalogados e foram recentemente disponibilizados no catálogo coletivo da rede, disponível em http://catalogo-rbcrm.cm-riomaior.pt/Pacweb/

A BE faz parte da Rede de Bibliotecas Escolares desde maio de 2005, o que se tem revelado uma mais-valia preciosa para assegurar a plena rentabilização dos serviços e recursos da biblioteca. Nos últimos tempos, procurando responder às exigências hodiernas da Sociedade da Informação, tem procurado a implementação de estratégias com vista a uma maior proximidade e maior envolvimento dos utilizadores da biblioteca escolar, procurando um alinhamento com a missão, a visão e as prioridades do Projeto Educativo da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira.

Partindo das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (2015: 21), são objetivos primaciais da biblioteca da escola:
1- Apresentar um programa estimulante de literatura/leitura, com recurso à coleção e aos serviços da biblioteca, tendo em vista o sucesso educativo, o prazer e enriquecimento pessoal dos utilizadores (reais e potenciais);
2- Apoiar o processo de ensino e de aprendizagem com uma coleção e serviços de qualidade ao serviço da comunidade educativa;
3- Contribuir para o desenvolvimento da literacia da informação com um programa de formação atinente à leitura, literacia, tecnologia, processos de investigação e pesquisa...;
4- Cooperar com a direção da escola, com os professores, com os alunos, com os pais, com as várias estruturas pedagógicas, com outros profissionais de informação e com as associações locais.
Em suma, a BE é uma biblioteca de todos e para todos, assumindo-se como um centro de recursos e de trabalho que almeja responder de forma contínua às necessidades e interesses dos seus utilizadores, primeira e última razão de ser da sua existência.

Rede de Bibliotecas do Concelho de Rio Maior
Biblioteca Municipal de Rio Maior